Spectral Swing

Spectral Swing

  • Informações da Banda

    Spectral Swing

    Spectral Swing

    Espectral adj. 2g. Relativo a espectro. 2. Que tem o caráter de um espectro, de um fantasma. Espectro s.m (lat. Spectrum, simulacro). 1. Fantasma, aparição ilustre. 3. Presença ou iminência ameaçadora; espantalho. 3. Fig. e Fam. Pessoa esguia, magra e macilenta. Representação de um fenômeno ondulatório pelas freqüências das ondas que o compõem.

    Musica em atmosfera fantástica. Um misto de poesia e Rock Progressivo, Hard Rock, Jazz, Blues e MPB. Essa e a proposta do projeto experimental mineiro Spectral Swing. Concebido em 2005 pelo desejo de Joelson Ciacci – médico de profissão – que buscou no fascínio pela arte a inspiração para criar, ao mesmo tempo, uma musicalidade que tivesse a ousadia jazzística, o experimentalismo progressivo, o peso das guitarras possantes o glamour rítmico e a criatividade das palavras.

    Essa jornada começou com a banda Baba do Quiabo, capitaneada por Ciacci e outros músicos varginhenses. Depois, com algumas parcerias musicais Ciacci com João Prado e Cacá Negretti Lanças “Fãs”, com musicas e arranjos fortemente inspirados na MPB, especialmente no Clube da Esquina.

    Após essas experimentações musicais, Ciacci finalmente incorpora o Spectral Swing. O nome veio do livro de Salvador Dali (Sim ou a Paranóia), manifesto surrealista que a certa hora separa as figuras espectrais (pontiagudas, perfurantes, relampejantes) e fantasmagóricas (arredondadas, macias, curvilíneas). Dessa forma, um suingue espectral que espeta... e deixa marcas!

    A temática lírica é psicodélica, modernista, darwinista freudiana, com sotaque on-the-road. São letras sem rimas ou academicismos, que vez ou outra, evocam Drummond ou Campos de Carvalho.

    Com Ciacci (guitarra, violão e voz), Thielão (baixo), Jacques Mathias (guitarra) e Valtinho (bateria e percussão) surgiu de infinitos passeios o primeiro disco “Spectral Swing”. Após algumas apresentações, foi incorporado no lugar de Jacques Mathias (que ficou apenas com o cargo de produtor musical da banda), o guitarrista Raphael Wagner (Motosserra Truck Clube e Tray of Gift), o prodígio que desdobra universos arqueando as cordas da guitarra.

    Em 2012, foi lançado o segundo álbum da carreira. Vol. II contém novas 10 histórias a serem descortinadas pelos ouvintes, desde o árido esplendor da esfinge até o mais belo sorriso de um sujeito.

    Ouça nossos álbuns na íntegra em nosso profile do SoundCloud.

    https://soundcloud.com/spectral-swing


    Integrantes:
    Joelson Ciacci - Guitarra e voz
    Raphael Wagner - Guitarra
    Thielão - Baixo
    Valtinho - Bateria

    Downloads: Mapa do Palco Rider

    Telefone: 35 9175-1143
    E-mail: [email protected]

    Origem: Varginha - mg (Brasil)

    Residência: Varginha - mg (Brasil)

    Estilo
    Rock Progressivo/Jazz/Blues/MPB

    Redes Sociais

  • Oportunidades 2012

  • Fotos

    banda-501f21df4d1eb.jpg
  • Músicas

  • Vídeo