Sônia Nascimento

Sônia Nascimento

  • Informações da Banda

    Sônia Nascimento

    Sônia Nascimento

    Sônia Nascimento, teve seu cd Invento entre um dos pré-selecionados no 27° Prêmio da Música Brasileira de 2016 nas categorias de Melhor Álbum de MBP, Revelação e Melhor Cantora de MPB, no projeto dos Melhores da Música Brasileira de 2015 realizada pelo site Embrulhador do jornalista Ed Felix onde recebeu Menção Honrosa. Nascida em Belém, no Estado do Pará, cresceu com a alma alimentada à base de muita música. Desde a infância sempre acompanhada de seu pai ouvia MPB, samba, chorinho e muito rock’nroll, este espírito musical a acompanhou vida afora.
    Começou a cantar nos eventos de arte do colégio, participou de festivais, passou pelo teatro onde trabalhou com Nando Lima, Wlad Lima, Cacá de Carvalho e In Bust Teatro com Bonecos. Passou por diversos cursos universitários e todas estas experiências acadêmicas lhe proporcionaram conhecimentos que lhe deram suporte para elaborar, escrever, administrar e produzir seus próprios projetos artísticos.
    Foi levada para cantar na noite por Claudio La Roque que a ouviu em um ensaio de teatro com o ator e jornalista Beto Paiva, ambos já falecidos. La Roque produziu seu primeiro show em homenagem a Noel Rosa, e foi acompanhada pelo violonista George Paez. Foi em uma participação que fez no show do próprio George, no teatro Waldemar Henrique que foi convidada pelo baixista Rubens Stanislaw a conhecer a banda Moonshadow, do qual ele fazia parte junto com Renato Torres e Alexandre Lima. Deste encontro nasceu a banda Jardim Elétrico, na qual Sônia Nascimento tornou-se vocalista. A banda, que fazia um som denominado pela imprensa paraense de “MPB Eletrificada”, inaugurou o famoso e inesquecível bar GO FISH, e após esta exposição, tornou-se conhecida na noite paraense. O Jardim Elétrico teve vida curta, e Sônia formou em seguida a banda Florbella Spanka, junto com Elizio Eluan e Rubens Stanislaw. Na época a banda gravou nos estúdios da Borges Publicidade quatro músicas: “Arrastão” (Edu Lobo e Vinicius de Moraes), “A menina dança” (Luiz Galvão e Moraes Moreira), “ Os Camaleões” (Mario Moraes e Sidnei Piñon) e “Um quê de mistério” (Pedrinho Callado), no que hoje se denominaria de um EP, gravado apenas para divulgação do trabalho da banda, sem comercialização. Este trabalho foi veiculado nas rádios Cultura FM em Belém e na Rádio Nacional de Brasília. A última formação da banda Florbella Spanka tinha Renato Torres na guitarra, Rubens Stanislaw no baixo, Elizio Eluan no teclado, Alexandre Lima na bateria e Claudio Costa na percussão.
    A cantora afastou-se da música ainda quando a banda fazia muito sucesso na noite paraense. Após 13 anos voltou ao cenário musical com o show Invento, que foi realizado no final de 2010 e inicio de 2011, com temporadas no Estúdio Reator, Teatro Margarida Schivasappa e Centro Cultural Sesc Boulevard. Este show teve a produção musical de Leo Bitar, direção musical de Renato Torres, e produção executiva da própria artista. Em 2012 realizou o show Algo Mais com temporada no Centro Cultural Sesc Boulevard. Em 2013 foi uma das artistas selecionadas para apresentar-se na Mostra Terruá de Música. Em 2014 teve o projeto de seu primeiro CD aprovado no edital de Cultura do Banco da Amazônia, e à partir deste momento, afasta-se dos shows para dedicar-se a gravação do CD, que teve uma trajetória de mais de um ano entre produção, gravação e prensagem. INVENTO foi lançado em de outubro no Centro Cultural Sesc Boulevard.
    Em sua formação como cantora estudou com a cantora lírica Márcia Aliverti, com o maestro Adellermo Mattos, ambos em Belém, e com Clarice Prietto no Rio de Janeiro, quando lá residiu entre 2005 e 2009.
    Também é compositora e tem como parceiros: Allan Carvalho (grupo Quaderna) e Renato Torres (banda Clepsidra).
    Participou como convidada junto com Allan Carvalho, Cincinato Jr. e Ronaldo Silva, da trilha sonora do documentário “Pescadores de Água Doce” do cineasta Chico Carneiro. Fez diversas participações especiais em shows de artistas paraenses: Allan Carvalho, Renato Torres, Renato Gusmão, Yuri Guedelha, André Leemax, Daniel Bastos, banda Os Grileiros, banda Solano Star, entre outros. Participou também de vários festivais como intérprete e compositora

    Downloads: Mapa do Palco Rider

    Telefone: (91) 982280054 / 32221342
    E-mail: [email protected]

    Origem: Belém - pa (Brasil)

    Residência: Belém - pa (Brasil)

    Estilo
    MPB

    Redes Sociais

  • Vídeo

  • Músicas