Domínio Público
  • Domínio Público

    Domínio Público

    Uma criança dançando em um ritmo que te eletriza, um adolescente concentrado de braços cruzados ouvindo de alma um som e um idoso sendo envolvido pela linha melódica. Todos sendo instigados a pensar. Pois é, pensar!
    Em quase dois anos que a Domínio Público vem se apresentando e aprimorando seu reggae pelo sul do Brasil, são estas pequenas e notáveis sensações e reações que envolvem o publico da banda. É como citou a cantora e compositora Sophia Altreiter (aluna do curso de graduação em produção fonográfica da Unisinos) - "É uma música que instiga a mente a pensar, ao mesmo tempo em que instiga o corpo a dançar".

    No inicio do ano de 2013 a banda lançou seu primeiro single “O homem máquina” pela gravadora Sigmund Record's (Unisinos). Foi o começo, onde os caras já poderiam sacar que o futuro preparava algo muito bom, mas claro, teriam que trabalhar duro em cima de suas referências, principalmente a influência jamaicana.

    Para fechar o excelente ano de 2013 a banda lançou o EP “Democrática”. Rolou uma turnê por Santa Catarina e o trabalho foi muito bem aceito pelo publico em geral, principalmente o público nas ruas, onde a maioria dos shows aconteceram. Cada dia era uma esquina em que a banda se apresentava e vendia seu material. As letras continuavam a desafiar o público a pensar constantemente. Mas e a música negra? E a influência Jamaicana? A equalização comprimida e de extrema qualidade de graves feita no Tuff Gong? A execução simples e dinâmica como se fosse um "loop" de Sly e Robbie?

    A perseguição em busca da sonoridade continuava, agora já em 2014. Guigas (Vocal), Zine (Contra baixo), Miguel (Bateria) se aprofundaram, analisaram e chegaram em certos momentos a estudar, discutir e por no “papel” o reggae e todas suas peculiaridades. Em meio a esse processo de transformação sonora, o guitarrista Davi Catto foi adicionado a banda, assim a parte "guitarristica" da Domínio ficou com uma pegada clássica de guitarra. Aquelas linhas harmonizadas e o timbre de sua Les Paul chamam muito a atenção de quem está ouvindo.

    Hoje com o time completo a Domínio Publico acumula apresentações pelo sul do país, a bagagem vai ficando mais repleta e consistente. Já conseguimos notar a influência forte de bandas como Black Uhuru, artistas solos jamaicanos como Michael Rose e Ini Kamoze, e claro, os Wailers também. Foi uma busca consolidada e organizada pelos próprios membros da banda.

    Para celebrar tais mudanças e a árdua caminhada a banda se encontra em estúdio preparando alguns singles que serão lançados via Facebook durante o decorrer deste e do próximo ano com a produção do mestre Júlio Porto, que para os integrantes da “domínio” é o cara mais bem preparado para trabalhar com a tal sonoridade desejada. A música “Blindado da paz” é a primeira que vai ser lançada e explorada pelos caras. A canção tem uma pegada Black Uhuru, idealizando as linhas de baixo de Robbie Shakespare e sendo arremessadas em direção a uma bateria que mais parece um sampler, bem a moda "Jamaicana". Já a letra trata de abordar quase que subliminarmente a questão das UPP's (Unidade de polícia pacificadora) instaladas nas favelas do Rio de Janeiro. Como pensa o compositor e vocalista Guigas a repressão policial se encontra em todas as favelas do Brasil com UPPs disfarçadas e bem ativas.
    Depois de todos os estudos, a vivência e experiência que todos das banda adquiriram, mesmo que ainda no começo, mas de grande valor, chegou a hora de mostrar na prática todas as mudanças que foram buscadas e conquistadas.

    Em breve todos poderão ouvir, sentir, se identificar, e claro, poder fazer parte dessa história que está só no começo, mas que será longa e de muitas conquistas, com o novo single, Blindado da Paz, que será lançado aqui, na página da banda.

    Integrantes:
    Guigas - Vocal, guitarra e compositor.

    ZIne - Baixo

    Miguel - Bateria

    Downloads: Mapa do Palco Rider

    Telefone: (51) 85842192
    E-mail: [email protected]

    Origem: Porto Alegre - rs (Brasil)

    Residência: Porto Alegre - rs (Brasil)

    Redes Sociais

  • Show No Divina Comédia dia 01/04/2014

  • Singles

  • Vídeo

  • Twitter by Domínio Reggae