Rafael Pondé e Afrika Bahia

Rafael Pondé e Afrika Bahia

  • Informações da Banda

    Rafael Pondé e Afrika Bahia

    O novo show “Afrika Bahia” é fruto do hibridismo de ritmos característicos do Brasil com as sonoridades africanas e a percussão da Bahia, resultado do contato de músicos soteropolitanos com a música produzida na África contemporânea. A proposta é valorizar a musicalidade vinda das ruas de Salvador, reverenciando criadores baianos como: Paulinho Camafeu, Roberto Mendes, Gilberto Gil, entre outros. Ritmos como o samba-reggae, o Dub, o Ragga, o Semba e os Afro beats, se misturam dando uma nova roupagem às canções de ícones da nossa música.

    No ano em que o carnaval presta uma homenagem ao centenário de Jorge Amado, que junto com outras referências da cultura baiana, como Dorival Caymmi e Caribé, retrataram de maneira única os valores da nossa terra para o mundo, o “África Dub” se incorpora ao universo da festa, com o intuito de fortalecer o intercâmbio musical/cultural entre a Bahia e a África. Nesse caminho já percorrido por entidades e blocos como o Olodum, que com o seu samba-reggae transformou a nossa música popular, surge o Afrika Dub.

    O trabalho vem sendo desenvolvido e apresentado em Salvador, e já contou com a presença e participação de nomes como Letieres Leite, Ronaldo Bastos, Magary Lord, Rogê(RJ), In natura(DF), entre outros.Os músicos que compõem a banda base do projeto são: o cantor, compositor e guitarrista Rafael Pondé, o percussionista Mamá Soares, o baixista Milton Pellegrini e o guitarrista Luis Soares.

    Rafael Pondé fez sua primeira aparição de sucesso na cena musical como um dos músicos fundadores da banda de Reggae baiana "Diamba" em 1996, ali excursionou por 6 anos e teve a oportunidade de ganhar experiência em palcos grandes, enquanto tocava como banda de abertura para "The Wailers", "Andrew Tosh"," Steel Pulse " entre outros artistas do estilo. Sua estréia em 2003 como artista solo, levou os críticos a elogiarem seu Cd "Átomos, Palavras, Canções". A crescente popularidade de Rafael Pondé despertou a atenção do produtor Rodrigo Castanho. Assim, Rafael foi convidado para produzir o seu segundo álbum, “Horizonte Vertical”, com o produtor Kezo Nogueira no Estúdio MIDAS em São Paulo no ano de 2005. O resultado foi um álbum de artista maduro que é nativo da Bahia, mas viaja pelo mundo.

    Em 2006, Rafael excursionava o Brasil como guitarrista do Natiruts. Após ter vivido em São Paulo por um ano, voltou à Bahia, onde produziu um álbum totalmente acústico inesperado chamado "Eu e meu violão” (2007) em co-produção com Márcio Mello.Esse trabalho abriu portas e vários artistas brasileiros incluíram algumas de suas canções em seus repertórios. Sua canção "Sorriso de Flor" tornou-se “cult” e entrou nas pistas de dança como um remix e cruzou o oceano para ser tocada no epicentro da música de dança: “London's Club”, lançada pelo selo "Inner Ground Records" da Inglaterra.










    Seguido pelo sucesso de "Sorriso de Flor" na Europa, Rafael pega o violão para uma viagem a Portugal e Espanha no final de 2006. Foi então, que o selo alemão Peppermint Park, conheceu este jovem talento e o convidou para uma sessão de gravação no Peppermint Studios em Hannover na Alemanha, onde trabalhou com alguns dos melhores músicos alemães no ano de 2009.

    Cinco dias depois, o álbum “Sorriso de flor” de sete faixas é gravado com o famoso engenheiro de som e editor Hans Martin Buff, que ganhou sua reputação no Paisley Park Studios de propriedade do cantor Prince. Esta primeira gravação internacional de Rafael Pondé dá ao público uma visão mais próxima do seu mundo musical e interior.

    Ele combina Funk, Soul, Rock, Reggae e estilos brasileiros com uma tal facilidade que é difícil classificar esse registro em algum estilo. Juntamente com sua voz e composições elaboradas, Rafael Pondé traz-nos a sensação brasileira com um toque global. São 7 músicas distintas harmonicamente unificadas em um registro autêntico.

    Ao longo desses 15 anos dedicados à música brasileira, já estabeleceu parcerias e/ou abriu shows de artistas como: Ivan Lins, Tony Allen, Ibrahim Ferrer Jr, Natiruts, Lazzo Matumbi, Los Hermanos, Steel Pulse, Sandra de Sá, entre outros.

    Rafael é sobrinho neto do compositor Humberto Porto, um dos maiores compositores brasileiros da década de 30, autor do sucesso carnavalesco "A jardineira", entre outros. Humberto foi gravado pelos maiores cantores da sua época. Em 2011, o cineasta carioca Hélio Rodrigues finalizou o filme documentário “O novíssimo baiano” sobre a vida e obra de Rafael. O documentário tem depoimentos de grandes artistas brasileiros e estrangeiros.


    Contato no www.rafaelponde.com

    Integrantes:
    Rafael Pondé-Voz e Violão
    Mama Soares-Percussão
    Luis Soares-Guitarra
    Milton Pellegrini-Baixo

    Downloads: Mapa do Palco Rider

    E-mail: [email protected]

    Origem: Salvador - ba (Brasil)

    Residência: Salvador - ba (Brasil)

    Estilo
    World Music

    Redes Sociais

  • Fotos

    africa-original-4ffdab8b7fa70.jpg com-mama-4ffdabf37815c.jpg
  • Músicas

  • Vídeo

  • Informações da banda

    Estilo
    World Music