oportunidades


Festival

Tributo a Bob Marley 2014

tnb-52f2e2ecdd669.jpg

  • Data da oportunidade: 08/05/2014 - 11/05/2014
  • Inscrições encerradas
  • Local: Belém - PA, Brasil
  • Estabelecimento: Praça Waldemar Henrique
  • Site:
  • Vagas: 2 nacionais e 8 locais
  • Produtor: acreggaepa

Fazendo parte das homenagens que são realizados em todo planeta, o Tributo a Bob Marley é realizado a mais de 15 anos, e tem como astro jamaicano, Robert Nesta Marley, grande músico que difundiu a cultura da Jamaica pelo mundo, expandindo a música com suas mensagens de paz, amor e igualdade social.
É um evento marcado pela grande manifestação cultural existente em sua essência. Durante toda semana destinada a realizações de oficinas, debates, mostras de filmes, a grande protagonista deste evento é a cultura. Gerando conhecimento para a comunidade. Nestes dias dedicados a geração de conhecimento a cerca da valorização do negro na sociedade, bem como a integração da cultura jamaicana e a cultura afro-amazônica, as discussões são na intenção de buscar melhorias e propostas de como o movimento cultural reggae pode ser fortalecido no âmbito da cultura regional, como grande incentivador na busca pela inserção do negro na sociedade.
A Associação Paraense da Cultura Reggae (APCR), realizadora do projeto, propõe-se a divulgar a abrangência e importância cultural, social e política do reggae na região amazônica e no estado do Pará. Através do tributo a Bob Marley, um de seus maiores eventos, a APCR fomenta a cultura reggae local dando visibilidade a seus atores, este é o objetivo maior do projeto. Ainda são metas para o Tributo 2014 o lançamento da campanha pelo “Dia Municipal do Reggae” em reconhecimento desta cultura como legítima expressão local, promover a qualidade no processo da profissionalização e produção cultural, promover o resgate das casas tradicionais de reggae de Belém, onde o movimento se iniciou na década de 1980 e a produção de um DVD do evento onde serão registradas as apresentações das bandas, djs, oficinas e palestras mostrando a magnitude do projeto.
Os esforços para a realização do projeto Tributo a Bob Marley 2014 são grandes e seguindo os ensinamentos do cantor jamaicano, e dando continuidade ao projeto desenvolvido pela Associação Cultural dos Movimentos Reggae de Belém e Ananindeua (AMOR), a Associação Paraense da Cultura Reggae (APCR) vem trabalhando para construir junto à juventude da região metropolitana de Belém ampla e variada programação cultural, realizando campanhas de caráter social e discussões sobre a questão da discriminação racial, contribuindo para que nossa juventude reconheça a importância de se tornarem cidadãos atuantes e conscientes no que concerne a integração entre as culturas.
O evento ao longo dos seus mais de 15 anos sendo realizado em Praça Pública reuniu e reuni grandes nomes do movimento reggae regional e nacional. O Público em médio é de 20 mil pessoas dividas em 3 estações que compreende: Concha acústica com bandas, Tenda da Radiola e Tenda do vinil, reunindo colecionadores de todo Brasil.
As bandas tanto regionais como as nacionais tem o objetivo de difundir e divulgar a cultura reggae no Brasil, transmitindo nas letras das músicas os ensinamentos deixados pelo rei Bob Marley, no qual se resumem a mensagens de paz e amor entre os irmãos. O apoio cultura das bandas assume total relevância na proposta de integração entre as culturas, uma vez que em seu repertório há canções que exaltam as riquezas naturais e culturais do Estado do Pará.
Neste sentido TRIBUTO A BOB MARLEY 2014, assume sua relevância social no sentido de integrar a cultura reggae e a cultura afro-amazônica, desenvolvendo ações educativas, informativas e de utilidade pública, pois busca a valorização e a inserção do negro na sociedade como forma de erradicar o preconceito racial, além de contribuir para a disseminação da cultural negra como um todo para a população local, realizando assim o conhecimento mútuo e a celebração harmônica entre a cultura regional Paramazônica e cultura Jamaicana que tem as mesmas raízes africanas. As decisões do evento são tomadas através da participação de lideranças do cenário reggae e parcerias com entidades, coletivos e grupos organizados da sociedade civil, assim legitimando o Tributo a Bob Marley como um evento de importância ímpar para o cenário musical, cultural, político e social do estado do Pará.
Realização: Associação Paraense da Cultura Reggae – APCR

Condições

Hospedagem Sim
Alimentação Sim
Transporte local Sim
Transporte entre cidades Não
Cache Não

Restrições

As bandas regionais e nacionais devem possuir músicas autorais que o evento exige: Reggae, Roots, Dub, New Roots, Ragga, Carimbó, Tambor de crioula, além de cantar músicas de Bob Marley no festival.

Estilos Musicais: Reggae, Regional
País de origem: Brasil
Estado de origem: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins
País de residência: Brasil
Estado de residência: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins

Inscrições encerradas!


Artistas Selecionados

Juca Culatra

Juca Culatra

JAAFA REGGAE

JAAFA REGGAE

coletivo-kizomba-groove

coletivo-kizomba-groove

Artistas Inscritos

Banda VejaLuz

Banda VejaLuz

Silêncio

Silêncio

Moana

Moana

Sertão Roots

Sertão Roots


Semente Yeshua

Semente Yeshua

Sóda Solta

Sóda Solta

bemaventurados

bemaventurados

Luis Carlinhos

Luis Carlinhos