Blog

Grito Rock comemora 10 anos

Conectando diversos produtores, coletivos e realizadores em todo mundo, o Festival já se consolidou como uma plataforma colaborativa de circulação, difusão e formação cultural. Desde 2007, já integrou mais de 500 pequenas, médias e grandes cidades de 40 países.

Em 2017, o Grito Rock ocorrerá entre os dias 17 de fevereiro e 19 de março. O objetivo é estimular os arranjos produtivos locais de pequenos municípios do interior às metrópoles da América Latina ou de outros continentes, formando uma grande rede global de fomento a cultura independente. Com o desenvolvimento de campanhas e a execução das cartilhas e tutoriais, todas as experiências são compartilhadas, com o objetivo de sempre democratizar a informação e potencializar cada edição do festival nas mais diversas localidades.

Os eventos que compõem o festival possibilitam a criação de turnês de pequeno, médio e grande portes. Ao fazer a inscrição, os artistas poderão tentar diversas rotas conhecendo e cruzando a América Latina, bem como traçar suas próprias. O grande número de cidades integradas ao circuito criado pelo festival e o seu curto período de tempo de realização facilita a criação de rotas e mini turnês, reduzindo custos e aumentando o número de shows.

O Festival Grito Rock é uma realização do Fora do Eixo, rede de cultura e comunicação que conecta pessoas, coletivos e redes culturais em 26 estados do Brasil mais o DF, com parceiros em 15 países da América Latina, que atuam sob os princípios da colaboração, do protagonismo, da autonomia, do midialivrismo e do compartilhamento livre de conhecimentos. Em uma década de atuação, impulsionou a criação de dezenas de projetos que, por sua vez, impulsionaram o desenvolvimento de outras redes, tais como, a Rede Brasil de Festivais, a Universidade das Culturas e a Mídia NINJA.


Comentários