Blog

Festival Contato confirma atrações do “novo rock brasileiro”

O Festival Multimídia Colaborativo CONTATO já é um dos eventos culturais mais esperados do ano no Interior de São Paulo. Com uma programação eclética e voltada para as diversas linguagens da produção artístico-cultural da atualidade, o CONTATO se consolidou como um articulador de produtores, artistas, pesquisadores e o público interessado no que há de mais novo na música, cinema, novas mídias, e diversas outras linguagens e suportes que ganham destaque a cada ano.

Para este ano o Festival traz uma extensa programação de 6 dias que contempla debates, oficinas, encontros temáticos, performances, instalações, projeções, sessões de filmes e shows, muitos shows. A cada edição um tema pertinente aos acontecimentos atuais, sentimentos coletivos e/ou momento de produção e desenvolvimento do projeto é eleito para guiar a identidade visual e programação do Festival. O tema escolhido para o 9º CONTATO é TRANS. A proposta é pensar o termo como um dos definidores da sociedade contemporânea, abordando as diversas possibilidades que o mesmo propõe – sempre relacionadas às ideias de movimento, cruzamento, atravessamento, limite.

O carro chefe da programação é a música, que em edições passadas já recebeu de Jards Macalé a Mudhoney, de Otto a Criolo, sempre trazendo os novos nomes da música autoral contemporânea, junto de nomes já mais consolidados, mas conectados com o novo e com a cena independente. Em 2014 o Festival deixou uma forte marca com uma ocupação inédita do Parque do Bicão, local pouco utilizado para ações culturais na cidade, mas que mostrou um ótimo potencial e agregou mais de 20 mil pessoas em 2 dias de atividades, e a tríade feminina Karol Conká, Ana Tijoux (CHI) e Miss Bolívia (ARG), foi um dos grandes destaques. Para este ano a presença feminina também já está garantida, mostrando a força da mulher na atual produção artística, e as primeiras atrações divulgadas para este ano foram Tulipa Ruiz, a pernambucana Alessandra Leão, a sãocarlense Gabi Milino e a espanhola Indee Styla.

Agora o Festival apresenta algumas das novidades do “novo rock brasileiro” que vem ganhando grande destaque em todo o País e que não poderia ficar de fora desta edição. Maglore, Quarto Negro, Inky e Aeromoças e Tenistas Russas estão entre estas atrações.

MAGLORE

Originada em Salvador em 2009, a Maglore tem uma sonoridade marcante e que traz referências do rock e da MPB. Atualmente formada por Teago Oliveira (voz e guitarra), Rodrigo Damati (voz e baixo) e Felipe Dieder (bateria e voz), a banda lançou seu primeiro álbum, Veroz, em 2011. Veroz foi considerado uma das revelações da música brasileira no ano de 2011 pelo jornal Globo e fez com que a banda fosse indicada ao Prêmio da Música Brasileira em 2012. Desde então mais dois trabalhos foram lançados: Vamos para Rua (2013), que contou com participação de Carlinhos Brown e Wado, e III (2015), que foi produzido e mixado por Rafael Ramos e masterizado por Ricardo Garcia. III apresenta um pop-rock que une o familiar ao moderno numa coleção de músicas de celebração e superação e teve seu lançamento no Auditório do Ibirapuera lotado em São Paulo.

QUARTO NEGRO

O duo Eduardo Praça e Thiago Klein formaram o Quarto Negro também em 2009 em São Paulo e desde então lançaram dois EPs e o aclamado álbum “Desconocidos”, gravado em Barcelona, Espanha. Após ser considerado pela imprensa brasileira como um dos melhores discos do ano de 2011 e em 2013, começaram a trabalhar em “Amor Violento”, álbum que terá seu lançamento oficial no próximo dia 2 de Outubro. “Nas 11 faixas de Amor Violento, o Quarto Negro exibe um lado mais íntimo, reflexivo, ora mais arrastado, ora mais expressivo” segundo a Revista Rolling Stone. A banda se apresenta pela primeira vez em São Carlos no Festival CONTATO e promete trazer uma energia intensa já nas primeiras apresentações do dia 17.

INKY

Já a INKY é uma banda indie paulistana que faz um som experimental com influências de rock, disco, funk, música eletrônica e trip-hop. Em 2013 lançaram sue primeiro EP, Parallels, cuja música Baião ganhou prêmio de melhor clipe nacional de 2014. Em abril do mesmo ano o quarteto lançou seu primeiro álgum, Primal Swag, produzido por Rodrigo Coelho e mixado por Russ Elevado. Inky tem feito shows por todo o Brasil e abriu para apresentações de The Vaccines e LCD Soundsystem. Na formação atual desde 2012, Guilherme Silva (baixo e voz), Luíza Pereira (voz e sintetizadores), Victor Pustani (bateria) e Stephan Feitsma (guitarra) o grupo também esteve na Europa para participar de um projeto que envolveu o produtor Steve Lillywhite e a Metropole Orkestra de Amsterdã. A banda está confirmada como atração no sábado do nono Festival CONTATO, um mês antes de partir para o Chile para se apresentar no Festival Primavera Fauna, um dos maiores festivais da América Latina.

AEROMOÇAS E TENISTAS RUSSAS

Por fim, a banda local que já rodou todo o Brasil e a América Latina chega com grandes novidades. Banda instrumental em atividade desde 2007, a Aeromoças e Tenistas Russas é atualmente formada por Juliano Parreira (baixo), Gustavo Palma (teclado, sintetizador), Eduardo Porto (bateria) e Gustavo Koshikumo (guitarra). A banda explora estruturas musicais a fim de transcender formas fixas e estilos definidos, constrói sua autoralidade na livre experimentação estética com base na mistura consciente de elementos rítmicos, timbrísticos, harmônicos e melódicos. Nesta edição do Festival CONTATO, a banda apresenta o seu terceiro trabalho de estúdio, POSITRÔNICO, marco atual do amadurecimento da banda, da experimentação estética, da apuração de sua sonoridade e da estruturação do projeto. O show do dia 17 de Outubro no CONTATO será o lançamento oficial de POSITRÔNICO, um show inédito e que promete boas surpresas.

Nas próximas semanas o Festival divulgará novas atrações e a programação de debates e oficinas. Para saber mais e acompanhar as novidades desta edição do Festival CONTATO acesse o site oficial do evento, www.festivalcontato.com.br, e acompanhe as redes sociais da organização que sempre traz conteúdos em primeira mão.

O Festival CONTATO é uma produção do INSTITUTO CONTATO e conta com a co-produção de diversos agentes culturais da cidade, e o apoio da Universidade Federal de São Carlos, do SESC São Carlos e da Prefeitura Municipal de São Carlos.


Comentários


Comente