Blog

Conheça as bandas selecionadas: Festival Até o Tucupi 2015

O Festival Até o Tucupi chega em sua 10ª edição no ano de 2015, apresentando o tema RESPEITE AS MANINHAS! Em sua programação artística e de formação o festival procura fortalecer a representatividade e valorizar a mulher no cenário cultural amazonense e do Brasil, destacando a importância do debate da problemática do cotidiano feminino.

A Mostra de Música do Até o Tucupi – já tradicional lugar da na música produzida no Amazonas e que se conecta também com a música produzida no Brasil todo -, também destaca, seja em bandas ou trabalhos solo, o protagonismo da mulher à frente dos trabalhos musicais selecionados para esta edição. Dos 08 trabalhos selecionados, 05 tem mulheres à frente (Anne Jezini, Anônimos Alhures, Dona Celeste, Kely Guimarães e Relatos de Rua). Algumas delas apresentam seus trabalhos no dia 19 de setembro na Arena do Palacete Provincial, prédio histórico do centro da cidade de Manaus. E no dia 20, encerram a programação do Até o Tucupi, com uma Mostra exclusiva dedicada à trabalhos com mulheres à frente.

A baixista e produtora cultural Ana Morena, foi a curadora dos trabalhos inscritos via Toque no Brasil, pra a Mostra de Música desse ano. À frente do Combo Cultural DoSol que conta com Estúdio, Produtora de Vídeo, Centro Cultural, Selo e um dos principais Festivais de música do Nordeste, desenvolve há 14 anos um trabalho contínuo de fortalecimento da música independente brasileira. Como baixista do Camarones Orquestra Guitarrística, banda de rock instrumental com 8 anos de estrada, já circulou por todo o Brasil, Europa e Sulamérica. Ana, contou sobre a experiência: “Fiquei muito feliz pelo convite. Primeiro pela quase devoção que tenho pelo Norte do país despertada pelas várias tours que fizemos praí com o Camarones. Depois é verificar que ano após ano o festival vem se fortalecendo, atendendo demandas locais e buscando sempre um diálogo entre o fazer artístico e as pautas socais. Esse ano, com o foco em expressões artísticas que contam com mulheres à frente, foi uma honra participar disso. Sigo na fé que em breve não precisaremos mais ter que enfocar em questões de gênero, sexo, cor, classe sociais, etc. Um dia seremos apenas cidadãos e acredito que projetos como o Até o Tucupi contribuem muito nessa caminhada. Que venham mais 10 anos!”

Confiram abaixo, os artistas/bandas selecionados, via Toque no Brasil para participarem da Mostra de Músicas do Até o Tucupi 2015 _ RESPEITE AS MANINHAS!:

Anne Jezini – http://tnb.art.br/rede/anne
Anônimos Alhures – http://tnb.art.br/rede/anonimos-alhures
Denny Vira-lata -http://tnb.art.br/rede/viral
Dona Celeste – http://tnb.art.br/rede/donaceleste
Eutanase – http://tnb.art.br/rede/eutanase
Kely Guimarães – http://tnb.art.br/rede/kelyguimaraes
Luneta Mágica – http://tnb.art.br/rede/lunetamagica
Relatos de Rua (AP) – http://tnb.art.br/rede/relatosderua

O Até o Tucupi 2015 _ RESPEITE AS MANINHAS! acontece em Manaus/AM, de 09 a 20 de setembro e tem apoio do site Toque no Brasil.


Comentários


Comente