Blog

Guia toque no Brasil para artistas.

Como conseguir fazer shows usando o TNB – GUIA BÁSICO:

Como fazer melhor uso do TNB?

O TNB é uma plataforma de gerenciamento de shows e divulgação de sua música. Nela você terá acesso a contato de produtores de festivais, donos de casas de shows, emissoras de rádios, turnês e outras oportunidades de circulação da sua banda e sua música. Todos estes contatos também terão acesso à sua página, para conhecer e avaliar seu trabalho. Você será avaliado a partir das informações que colocar no TNB. Seja preciso e verdadeiro, mantenha sua página diariamente atualizada, coloque boas fotos e vídeos, aproveite bem o espaço pois ele é um excelente cartão de visitas.

O TNB pode ajudar minha reputação?

Sim, pela sua página e pela sua movimentação, a história da banda está bem contada. Para isso, escolha bem o material, um curto e matador release, boas fotos, artes, vídeos, apenas o melhor material. Coloque a vida da banda, as viagens, os convites, os melhores posts e críticas. Mas atenção! Todo o artista deve ter cuidado ao fazer uma inscrição certificando-se que tem condições de participar caso seja selecionado para não se “queimar” no caso de ser selecionado para a vaga e não tiver condições de comparecer. Avalie bem as condições e não se precipite. Bandas que se inscrevem e ao serem selecionadas não confirmam a participação ganham fama de furões, o que é ruim para a sua reputação. Claro que isto também vale para os produtores que furam com os artistas.

Cheque bem:

Histórico do evento, Local do show, Condições oferecidas , Viabilidade e Contrato.

Estou começando a querer circular com a minha banda, como faz ?

Pense que para circular você terá que ter um roteiro que seja viável. Sua banda precisa de um bom motivo para sair da sua cidade, estado ou país e investir na viagem. Você já tem um trabalho local que justifique uma investida na cidade vizinha? Fora a sua cidade, onde mais a sua música está sendo consumida? Pensar em forma de espiral é uma forma bem interessante de iniciar um trabalho de circulação. Comece pela sua cidade, depois para a vizinha e assim por diante. O investimento não é muito grande, o que facilita a viabilização da rota, criando um publico em sua região, isto é muito importante para o processo de consolidação de uma rota viável e rentável para o artista. O público é fundamental na vida de uma banda, que deve circular para se encontrar com ele.

Como ter certeza que a minha banda não estará entrando em uma “fria” ao ser selecionada pelo TNB ?

As roubadas estão ai fora na estrada esperando por todos, espertos ou iniciantes. Para evitar roubadas, vá buscar as informações, planeje e seja prudente. Muitas vezes isso ocorre pela inexperiência de quem está organizando ou por falha de comunicação dos envolvidos na negociação do show, turnê ou festival. Garanta que toda a conversa ocorra de forma a ficar registrada, evitando assim o “diz que me diz”. Email é um ótimo registro e pode ser consultado por ambas as partes a qualquer momento, confirme suas conversas num email.

Conhecer o histórico do evento é uma forma interessante de buscar referências, saber de outros artistas que já tiveram contato com o produtor é uma boa forma de ter informações mais precisas. Deixar todas as informações claras em um doc ou email faz parte do processo de fechamento do show, festival ou turnê.

“A primeira impressão é a que fica”.

Essa frase usada para definir um primeiro encontro é aplicada em várias situações no nosso cotidiano. Ter uma imagem correspondente ao que é proposto é o mais coerente. Se a sua banda é punk, a estética dela será punk. Se sua banda é de Hip Hop, as formas, desenhos, estilo de foto serão de acordo. Além da questão visual do seu perfil ( que é facilmente editado, customizado, atualizado no site do TNB) ter todas as informações e um EPK ( Eletronic Press Kit) facilita para produtores interessados e para eventuais fãs da banda terem mais informações precisas a respeito do artista. Imaginar a sua pagina no site do TNB como um posto avançado do seu site pode ser um bom caminho. Outro ponto importante é não se submeter a uma oportunidade se ela não for *viável* e realmente interessante para você. Ser for selecionado significa que você tirou a vaga de alguém e esta fechando um acordo. Pense bem, não se queime.

Como artistas e produtores podem usar o TNB ?

Além de encontrar e oferecer as oportunidades de show, o TNB é um site de referencia, um link que você pode oferecer como seu endereço, um lugar que reúne suas informações de forma organizada e fácil de consultar. Estar presente no TNB indica que você é parte ativa na música que circula no Brasil. Artistas e produtores da América Latina estão presentes no TNB. Novos artistas, os que já tem tarimba na estrada e os que estão consagrados, todos podem fazer do TNB um ponto de contato para novas oportunidades.

Da mesma forma, pequenas casas, festivais e editais pelo Brasil todo podem estar presentes no TNB para encontrar seus artistas e oferecer suas oportunidades igualmente para todos. As pequenas casas podem ser atraentes para bandas que estão planejando um roteiro que passa por perto, para bandas iniciantes que precisam de palcos e público para praticar e polir sua performance, sem falar que shows inesquecíveis podem acontecer para pequenas plateias privilegiadas.

Posso participar de Festivais usando o TNB?

Muitos festivais do Brasil inteiro colocam oportunidades para bandas iniciantes participarem da programação nos primeiros horários da programação. Algumas ofertas de vagas são apenas para que a banda se apresente no local e hora combinados, outras ofertas incluem ajudas de custo, outras oferecem algum tipo de apoio como passagem ou hospedagem. Verifique se a oportunidade está ao seu alcance, se não é muito longe, se é do seu interesse e se você vai ter condições de cumprir o compromisso, confira bem antes de se inscrever para a vaga.

Editais oferecem oportunidades no TNB?

Os editais são ofertas públicas de inscrições para participação em programação musical do governo ou instituições. Vários editais já procuram o TNB buscando artistas para participarem de uma seleção, que será feita por uma curadoria. Normalmente os editais cobrem as necessidades das bandas de transporte e hospedagem através de um único pagamento, um cache básico, mas também existem editais que oferecem apenas a vaga de participação, sem remuneração. Editais podem ter exigências burocráticas para participação. Sempre confira todos estes detalhes, busque o máximo de informação antes de se inscrever.

Como montar minha página no TNB?

Pense num kit básico de informações, o melhor possível.

Um texto bem escrito, enxuto, que conte sobre a banda, quantos somos, por onde andamos, o que nos define. Curto e ao ponto. Acompanham o texto algumas frases que já foram escritas sobre a banda, com créditos.

Fotos da banda tocando, para que se tenha uma idéia rápida do que acontece no palco. Nada de selfies.

Videos  com músicas, apenas se bem produzidos, iluminados e sonorizados. Um trecho ao vivo ajuda.

Músicas no soundcloud ou outro lugar que funcione. Ponha suas três ou quatro melhores gravações.

Links: para posts sobre a banda, páginas em outros sites tipo YouTube, Facebook e outros, e especialmente link para o site da banda, indicando onde o fã, curador ou produtor poderá ter todo seu material para download, muitas fotos, todas as letras, e tudo aquilo que se refere a banda/artista.

.

Contatos: Todos! Telefone para contatos urgentes e whatsup, email, face da banda e dos componentes. Endereço para correspondencia!


Comentários

3 comentários | Comente »

  • Motriz

    Responder

    Por Motriz em 22 de julho de 2014 às 3:29

    muito legal esperamos participar de vários festivais

  • Serafins

    Responder

    Por bandaserafins em 25 de julho de 2014 às 15:50

    Estamos a disposição podem convidar para eventos à vontade! ;) Rock On !!!! Grande Espaço!

  • Conexão

    Responder

    Por Conexão Urbana em 13 de janeiro de 2015 às 22:58

    Como achar o evento desejado?


Comente