Blog

Residências Artísticas inicia sua etapa Nordeste com o Duo Finlandia

O Residências Artísticas inicia sua etapa Fortaleza (CE) com o duo Finlandia. Realizado na residência cultural, Casa Fora do Eixo Nordeste, o projeto recebe seu primeiro grupo de 01 a 08 de novembro para shows, ensaios abertos e rodas de conversa. Participam deste primeiro momento artistas, produtores e comunicadores locais para trocas criativas e experiências com tecnologias de gestão musical em rede.

Viabilizado pelo o IBERMÚSICAS, o Residências Artísticas acontece nacionalmente possibilitando a artistas e grupos a vivência do dia-a-dia de uma residência cultural e a realização de atividades de fomento à criação e produção musical. Sua proposta também é fortalecer e conectar produtores, comunicadores e artistas regionalmente através de programações abertas, encontros transmitidos ao vivo e criações coletivas.

Sendo realizado nas residências culturais da rede de coletivos Fora do Eixo, o projeto tem como sede em Fortaleza, a Casa Fora do Eixo Nordeste. Estabelecida na cidade no ano de 2010, localizada no bairro Papicu, a residência é um ponto de produção de tecnologias sociais, que tem desenvolvido projetos de valorização de conhecimentos livres ligados a comunicação, música, teatro, dança, meio-ambiente e formação.

A etapa na capital tem duração de um mês e participação de três bandas selecionadas por edital: Finlandia (BR/ARG), Madian e o Escarcéu (MA) e Verônica Decide Morrer (CE). As atividades iniciam, dia 01 de novembro, recebendo o duo formado pelo argentino Mauricio Candussi e o brasileiro Raphael Evangelista. Lançando o quarto disco de sua carreira, DALE, no Brasil, América latina e Europa, o Finlandia traz a fusão das sonoridades do Huayno, Saya, Baião, Candombe, Tango e Bossa-nova.

Os músicos que surpreendem ao unir em suas apresentações o violoncelo, acordeão, teclado, sons eletrônicos e coros de vozes, vêm no projeto uma oportunidade de crescimento. Segundo Raphael Evangelista, violoncelista do duo: “As residencias artísticas são importantes para desenvolver o intercâmbio direto com artistas, circular, debater nossas experiências e trocar idéias.Para o Finlandia, essas ações são fundamentais para o crescimento do projeto”.

A programação de shows do projeto inicia, dia 04, com um ensaio aberto na Casa Fora do Eixo Nordeste. Dia 05, o duo realiza um show no Sesc Emiliano Queiroz. Quarta, 06, a programação estende-se a cidade de Redenção onde acontece um show na Quarta Cultural da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira – UniLab (Redenção). Finalizando sua vivência cultural na quinta, 07,  o duo realiza o debate “Ibermusicas: Produção de turnês”  e um show no Mambembe, às 21h.

O projeto Residências Artísticas é viabilizado pelo Programa de Fomento das Músicas Ibero-americanas, o IBERMÚSICAS, aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, em novembro de 2011.

Confira a agenda completa:

Ensaio Aberto

Data: 04 de novembro | Horário: 19h | Gratuito

Local: Casa Fora do Eixo Nordeste (R. Fausto Cabral, 1244)

Show no Sesc (Coreto do Sesc)

Data: 05 de novembro | Horário: 17h30 | Gratuito

R. Gen. Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro

Show na Quarta Cultural da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira – UniLab

Data: 06 de novembro

Local: Av. da Abolição, 3 | Redenção

Debate Ibermusicas: Produção de turnês

Data: 07 de novembro | Horário: 17h30 às 20h

Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Show Mambembe

Data: 07 de novembro | Horário: 21h | Ingresso: R$ 10,00

Local: Mambembe (Rua dos Tabajaras, 368)

Informações:

Juliana Sá- Assessoria de Imprensa | [email protected] | 3262 5011 – 8846 7170.

Caiubi Mani – Produtor Residências Artísticas| [email protected] | 8206 3994

Facebook:  Residências Artísticas: http://bit.ly/residenciasartisticas

Casa Fora do Eixo Nordeste: www.facebook.com/casafdene

Site Finlândia: http://www.finlandiamusica.com/

Flickr Finlândia: http://www.flickr.com/search/?q=Duo+Finlandia


Comentários


Comente