Blog

TNB NEWS :: MOVIMENTE SEU GRITO ROCK

TNB News :: Movimente seu Grito Rock

——————————————————————————————————————

Campanha Monte seu Compacto.TEC

O Grito Rock América Latina lança hoje uma das suas campanhas mais estruturantes – Monte seu Compacto.Tec! Idealizada pelo núcleo da Sustentabilidade Fora do Eixo. O Compacto.TEC é uma ferramenta de gestão colaborativa, que através de um conjunto de planilhas sistematiza a força de trabalho investida nos projetos e explicita as tarefas executadas por um coletivo ou produtora durante a realização de um evento.

Para auxiliar na manutenção/preenchimento do Compacto.TEC, a equipe do Banco Fora do Eixo elaborou uma cartilha, que traz um passo a passo, explicando em detalhes todos os procedimentos, desde quando se abre o documento, compartilhamento, preenchimento (das abas Dados institucionais, Cronograma de execução, Relação de equipe, Contatos gerais, Apresentações, Links de produção, Balanço financeiro e Indicadores), até a a publicação.

——————————————————————————————————————

Campanha Transmita seu Grito

A transmissão do Grito Rock ao vivo via TV Fora do Eixo foi um projeto lançado em 2010 pelo Clube de Cinema Fora do Eixo. O projeto tem como meta estimular a formação de estações de transmissão nas cidades-sedes do festival e também a documentação histórica da ação.

Em 2010, mais de 30 edições do Grito Rock foram transmitidas ao vivo pela TV, ampliando de forma significativa a visibilidade do festival. A campanha ajudou os coletivos e produtores das cidades aderidas a se apropriar das ferramentas necessárias, que foram úteis em outras ações dos coletivos durante o ano inteiro. Além disso, a transmissão pela TV abriu a oportunidade para que pessoas de diversas localidades pudessem acompanhar os shows da sua banda predileta. Este ano a meta é ampliar o número de transmissões, estimulando os agentes culturais locais a montarem suas estações de transmissões ao vivo.

Outro ponto favorável que se destaca na campanha é o potencial de divulgação do festival, que é ampliado pela via da internet. “A grande plataforma de comunicação da maioria dos coletivos e produtores é a internet”, disse Tassio Lopes, do Clube de Cinema Fora do Eixo. “Na internet, o fluxo de informação é constante e a transmissão ao vivo é o meio mais rápido de circulação da informação, além é claro de mostrar o calor do momento, a imprevisibilidade do inusitado do ao vivo”.

Quem nunca realizou uma transmissão ao vivo pela TV, poderá receber um suporte qualificado. A campanha oferece aos agentes interessados as ferramentas para organização das transmissões e propiciando a formação de novos quadros na frente da comunicação.

Neste ano a campanha apresenta primeiramente o tutorial para transmissão via Livestream – que você pode ver clicando aqui. O Livrestream apresenta alguns pontos positivos, como ter mais controle da qualidade de imagem e do áudio, mas apresenta um limite de usuários de podem assistir numa conta gratuita. Em pouco tempo, outras alternativas, como a Twitcam também serão apresentadas pelo Clube de Cinema.

Os agentes interessados em transmitir o seu Grito Rock para outras regiões do planeta, podem se inscrever até dia o 8 de março, clicando aqui. Informações diversas do Clube de Cinema do FdE podem ser obtidas via twitter: @clubedecine.

——————————————————————————————————————

Campanha ExpoGrito 2011

O Circuito Fora do Eixo convoca artistas de todo o Brasil a enviarem trabalhos pensados ou transferíveis para suportes digitais (imagens, vídeos de curta duração) afim de participarem da”Exposição Virtual do Núcleo de Poéticas Visuais FDE” a ser realizada durante o festival Grito Rock 2011, que nesta edição estará presente em 130 cidades do Brasil e 9 países da América Latina. Esta exposição, tem o intuito de consolidar uma vitrine para a produção artística contemporânea e independente brasileira, abrindo portas para diálogos em rede nacional acerca das artes visuais. O presente edital, portanto, normatiza o envio espontâneo e a publicação não remunerada de trabalhos e tem o objetivo de fomentar ações integradas entre as artes visuais e todas as ações do Circuito Fora do Eixo a serem desenvolvidas também durante o festival Grito Rock 2011.

Faça aqui sua inscrição

——————————————————————————————————————

Campanha Monte Seu Grito.Doc!

Participe do segundo documentário colaborativo sobre o maior festival integrado da América Latina.

São 130 cidades, 10 países e mais de 1000 bandas circulando, além de produtores, coletivos, jornalistas, fotógrafos, colaboradores e videomakers, muitos videomakers. Isso é o Festival Grito Rock 2011, um cenário perfeito para repetir a experiência do Grito.DOC, uma iniciativa de documentário colaborativo do Clube de Cinema Fora do Eixo.

Em 2010, foram produzidos 17 episódios com cerca de 5 minutos cada, realizados por vários coletivos que integram o Circuito Fora do Eixo. Os vídeos foram programados de acordo com uma metodologia pré-estabelecida: definiram-se temas, títulos, cidades, personagens e um roteiro produzido por todos participantes que direcionou o documentário.

Nesse ano, a idéia é ampliar o número de episódios com temas que serão escolhidos e divididos entre os colaboradores. Cada um irá focar em um aspecto do festival, criando um caleidoscópio de pontos-de-vista sobre essa que é uma das maiores ações anuais do Circuito Fora do Eixo.

Depois dos episódios lançados, será feita a edição com todos os vídeos, que se transformarão em um único produto para ser distribuído por vários cineclubes e parceiros em todo país, através da DF5 – Distribuidora de Filmes Fora do Eixo. Além da autoração de um dvd com todos episódios disponível para download.

Os produtores e coletivos que quiserem fazer parte da construção do Grito.DOC, devem preencher este formulário. Lembrando que o convite é estendido também para parceiros e grupos locais, mediante participação no processo de criação e produção do documentário.

O roteiro encontra-se aqui e os vídeos devem ter, no máximo, 2 minutos e meio de duração e serem disponibilizados no canal da webtvforadoeixo no You Tube.

Participar do Grito.DOC é contribuir no registro colaborativo de um festival que é uma importante ferramenta de circulação de agentes de vanguarda no Brasil e na América Latina, envolvendo personagens que ajudam a construir a história da nossa cultura.

Você pode se inscrever na campanha aqui

——————————————————————————————————————

Campanha GritoEncena

A campanha #GritoEnCena surge em 2011 como forma de estimular a integração das artes cênicas ao Festival Grito Rock. A proposta da campanha tem, também, o objetivo de aproximar a rede Fora do Eixo com produtores e grupos locais das cidades. A articulação deve agregar valor ao festival, maior diversidade cultural à programação e ainda fortalecer a proposta de integração das artes no #CFE.

Desenvolvemos a campanha por acreditarmos que essa pode ser uma ação estratégica para a formação de público cultural no Brasil. A integração das artes é fundamental para um maior desenvolvimento social e para a formação cultural e intelectual do indivíduo, pois carrega, agrega e transforma valores. Paralelamente, o fortalecimento da cadeia produtiva de arte e cultura se movimenta, oxigena e potencializa sua estrutura construindo novos projetos, parcerias, conceitos, perspectivas, metas e ações.

Um dos pilares da campanha #GritoEnCena é a estruturação de mini-turnês de espetáculo de rua nos estados de São Paulo e Minas Gerais com grupos de teatro e circo. A outra etapa da campanha, trabalha em âmbito nacional, com o estímulo a produtores locais para agregarem outras linguagens à programação. A ação, além de potencializar o festival, deve ser aproveitada para ampliar a inteligência, a arte e o processo de construção da cultura de forma coletiva.

Participe da campanha e colabore com a realização e ressiginificação do maior festival integrado da América – são mais de 130 cidades em 9 países. Articule agentes de diferentes linguagens para participarem da produção, organização, programação do seu Grito Rock.

O mapeamento de artistas e produtores interessados em participar irá facilitar o trabalho da gestão nacional do Palco Fora do Eixo para a ampliação do #GritoEnCena. Os produtores e artistas que tiverem interesse em aderir à campanha devem ler o regulamento e preencher o formulário seguinte, discriminado por região, para facilitar a sistematização e a articulação de novos pontos.

Confira aqui o regulamento da Campanha.


Comentários


Comente