Blog

Toque no Brasil no Congresso Fora do Eixo

Toda a equipe do Toque no Brasil se encontra em Uberlândia, no III Congresso Fora do Eixo.

O Circuito Fora do Eixo (CFE) é uma rede de produtores culturais baseada nos princípios da economia solidária, composta por 53 coletivos espalhados por 25 estados brasileiros, que visam circular a música independente pelo país, criando espaços para que artistas independentes possam mostrar seu trabalho e formar público a nível nacional. O CFE surge no final de 2005 a partir do diálogo entre produtores independentes de música de Cuiabá, Rio Branco, Uberlândia e Paraná, que sentiam carência de recursos pois se encontravam fora do eixo RJ-SP, e tinham em comum a vontade de fomentar sua cena musical local.

Cinco anos depois, o CFE tem abrangência nacional, realizando eventos que fizeram circular mais de 2500 bandas por ano pelo Brasil em 2009, e abordando outras vertentes artísticas como o Audiovisual e as Artes Cênicas.

O CFE é um dos parceiros do Toque no Brasil, provendo a estrutura offline – pontos de circulação como casas de eventos e festivais – para que o portal possa oferecer um potencial de circulação consistente e constante por todo o país.

O Congresso Fora do Eixo é um encontro presencial onde os participantes dessa rede se juntam para fazer um balanço do ano que se passou e definir as diretrizes para o próximo ano, assim como aproximar parceiros e criar planos de trabalho para fortalecer a rede e dinamizar as trocas no âmbito cultural.

Estamos aqui garantindo mais vagas para o Toque no Brasil, para aumentar a gama de oportunidades disponíveis para os artistas cadastrados, assim como discutir diretrizes de plataforma aberta para melhor utilização por parte dos usuários e maneiras no geral de conseguir contemplar tantos os artistas como os produtores de eventos da melhor forma possível dentro do site.

O III Congresso Fora do Eixo termina no sábado, concomitante ao festival Jambolada, que acontece nesse final de semana e já está garantindo vagas no TNB para sua próxima edição, que acontece no segundo semestre de 2011. Voltando pra SP posto as atualizações decorrentes desse grande encontro.


Comentários


Comente